O Divórcio
Existem muitas igrejas que permitem o divórcio, iclusive há muitos pastores divorciados. Hoje em dia é muito comum e normal um casal se divorciar.
Mas o que o Senhor Jesus diz a respeito desse assunto?
Mc 10:2-9
"Aproximando-se alguns fariseus, perguntarm-lhe, testando-o: É lícito ao marido repudiar sua mulher?
Ele Respondeu: Que vos ordenou Moisés?
Eles disseram: Moisés permitiu escrever carta de divórcio, e repudiar.
Jesus respondeu: Por causa da dureza do vosso coração ele vos deixou escrito esse mandamento. Mas desde o princípio da criação, Deus os fez macho e fêmea.
Por isso deixará o homem a seu pai e a sua mãe[e unir-se-á a sua mulher] e serão os dois uma só carne.
Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem."
Acho que eu não preciso dizer mais nada, o Senhor Jesus já deixou bem claro. Quem pode ir contra as palavras do Senhor Jesus?
O segundo casamento
Continuando o mesmo texto
Mc 10:10-12
"Em casa tornaram os discípulos a interrogá-lo acerca deste assunto.
Ele respondeu: Quem repudiar a sua mulher, e casar com outra, adultera contra aquela.
E se a mulher repudiar o seu marido, e casar com outro adultera."
Mt 19:9
"Eu vos digo, porém, que qualquer que repudiar sua mulher, não sendo por causa de prostituição, e casar com outra, comete adultério, e o que casar com a repudiada também comente adultério"
A palavra de Deus é bem clara, porém as pessoas tentam interpretar da melhor maneira que lhe convém. Como hoje é comum o divórcio e existem muitos cristãos divorciados, eles acham uma forma de fazer a palavra de Deus aceitar. E Deus não se agrada disso.
Em caso de adultério
Muitas pessoas dizem que é permitido o divórcio em caso de adultério, por causa do texto acima de Mt 19:9. O que o Senhor Jesus quis dizer com: "não sendo por causa de prostituição"?
A lei dizia que quando um homem se casasse com uma mulher e descobrisse que ela não era virgem, ele poderia repudia-la. Cabia a ele escolher se permanecia com ela ou não, se ele a aceitasse, mais tarde ele não poderia repudia-la por esse motivo.
Não distorça a palavra de Deus, não transforme prostituição em Adultério.
O que fazer se não sou feliz no meu casamento?
Deus é poderoso, mais que suficiente para restaurar qualquer casamento. O grande porblema é que na maioria das vezes não queremos, isso pra não dizer que são todas as vezes e é por isso que os casamentos são destruidos.
O casamento acaba porque quando nos deparamos com as diferenças o sentimento vai acabando, e o inimigo das nossas almas acaba nos mostrando alguém melhor. Então já não queremos mais que Deus restaure nosso casamento.
Agora que conhecemos a palavra de Deus, e sabemos que não podemos divorciar, então temos que querer o restaurar de Deus e o próximo passo é os dois segirem as orientações da bíblia em Ef: 5:22-33.
Se os dois quiserem o restaurar de Deus e seguirem essas orientações, Deus restaurará e os dois serão felizes...
Que Deus abençoe os casamentos!!!
Jesus é o Senhor
A paz do Senhor amado Anônimo.
ResponderExcluirComo o nosso Deus, eu também sou a favor do casamento e repudio ao divórcio. Infelizmente alguns crentes querem tomar a forma do mundo, onde está escrito na Bíblia em Romanos 12:2, que não devemos entrar na fôrma (modelo, padrão, forma). O cristão precisa aprender com o Apóstolo Paulo que nos ensina na 1ª Carta aos Corinthios capitulo 4 verso 16 e capitulo 11 verso 1. Não é ao mundo que temos que imitar. O irmão pode observar que se existe alguns pastores a favor do divórcio e um novo casamento é porque tomou a forma deste mundo. O problema de muitos casais crentes é que querem viver como se fossem solteiros, é aí que entra a dureza do coração. Pode observar que Jesus disse que a carta de divórcio não foi dada por causa de adultério e sim pelo o que já foi citado por Ele.
Que Deus continue usando o irmão para o nosso crescimento na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
CRISTO VOLTARÁ!
ASS: Irmã Ana
Amém irmã!!! Sábias palavras... é realmente verdade o que a irmã disse. Os cristãos hoje, tem tomado a forma do mundo, visto que não somos deste mundo e sim cidadãos dos céus. Deveriamos viver como tais, devemos pensar nas coisas lá do alto e não nas coisas aqui da terra, como esta escrito em Cl 3:2
ResponderExcluirJesus é o Senhor!!!
Bom dia!!
ResponderExcluirO que falar para um casal cristão que ambos foram divorciados e se casaram novamente e estão vivendo muito bem? Convém orientá-los a se separarem e voltarem para os seus antigos companheiros?
Ao Amado(a) que postou no dia 27 de Outubro de 2010 às 10:35.
ResponderExcluirA Paz do Senhor Jesus. Como foi dito por Jesus em Mateus 19:8, que a carta de divórcio foi dada por CAUSA DA "DUREZA" DO CORAÇÃO", não foi por causa de adultério. O PROBLEMA ESTÁ NO CORAÇÃO DO HOMEM, ou seja, na NATUREZA HUMANA PECAMINOSA, aquilo que está escondido dentro do nosso coração, onde envolve: MENTE, SENTIMENTOS E VONTADES ESCONDIDOS DENTRO DE CADA SER HUMANO.
Vou dar o exemplo de um primo meu: ANTES de se CONVERTER ELE ERA CASADO, LARGOU A ESPOSA tendo uma amante e foi morar com ela. Anos depois, SE CONVERTEU DEIXOU A AMANTE E TENTOU SE RECONCILIAR, PORÉM NÃO CONSEGUIU. Ele já estando "CONVERTIDO" RESOLVEU MORAR COM A MESMA AMANTE, E DEPOIS DE DIVORCIADO, SE "CASOU NOVAMENTE". Sabe o que aconteceu? ELE DISSE QUE O 2º CASAMENTO NÃO ERA DE DEUS DANDO A DESCULPA ESFARRAPADA, DE QUE ERA BASEADO EM SIMPATIAS FEITAS PELA SUA SEGUNDA ESPOSA, MAS ELA ERA BATIZADA NAS ÁGUAS E SÓ ENTROU PRA IGREJA, SOMENTE PARA AGRADÁ-LO. Depois de tantas desacordos, eles se separaram de corpos e casa e tentaram voltar várias vezes. Até que o meu primo acabou caindo em tentação com uma jovem e se DIVORCIOU PELA 2ª VEZ E SE CASOU PELA 3ª VEZ E ESTÃO ATÉ HOJE JUNTOS.
Conclusão: É OU NÃO É DUREZA DO CORAÇÃO, OU SEJA, NATUREZA HUMANA PECAMINOSA. REPITO, O PROBLEMA SÃO OS DESEJOS ESCONDIDOS DO CORAÇÃO E NÃO DE ADULTÉRIO.
APARENTEMENTE O NOVO CASAMETO SEMPRE MOSTRA QUE VAI TUDO BEM. PORÉM O SER HUMANO É IMPREVISÍVEL.
Fique com a graça e paz do Senhor Jesus.
Cristo voltará!
Ass: Irmã Ana
Desculpe irmã Ana....mas vc falou...falou...falou...rodeou...rodeou..rodeou...e não respondeu a minha pergunta que na verdade é simples.
ResponderExcluirMas porque vc não respondeu?
É simples também a resposta... vc não respondeu porque a maioria dos evangélicos simplesmente se apegam a palavra de Deus pra postar aqui...mas e quando estamos diante de uma questão a que eu coloquei?
Vc está frente a frente com um casal separado e que se casaram novamente...vc como uma pastora titular de uma igreja vai orientá-los a se separarem e voltarem para as suas famílias de origem ou irá abençoá-los e receber na sua igreja e talvez até deixar eles serem obreiros?
só responda isso.
A paz do Senhor Jesus.
ResponderExcluirAO amado que quer uma resposta. SE UM CASAL SEPARADO E QUE SE CASARAM DE NOVO ESTAVA NA IGREJA CONHECIA A PALAVRA DE DEUS VIESSE PARA A CONGREGAÇÃO ONDE EU FOSSE PASTORA. SIMPLESMENTE PROCURARIA SABER A SUA PROCEDENCIA ANTERIOR CASO ESTIVER VINDO DE OUTRA DENOMINAÇÃO. Eu os receberia como membros. Iria receber oportunidade para cantar, mas não para ser obreiro. Porque a Palavra de DEUS NOS ENSINA NA 1ª Carta a TIMOTEO CAPITULO 3 VERSOS 1 E 2 diz que o obreiro seja bispo, pastor, diacono etc..., DEVE SER MARIDO DE "UMA MULHER".
Concluindo. O Pastor não proibe a entrada de ninguém na igreja. MAS ELE TEM A REGRA DE FÉ E PRÁTICA QUE É A PALAVRA DE DEUS. PECOU VAI SER DISCIPLINADO PELO PASTOR (leia em 1ª carta a Timoteo capitulo 5 verso 20) E DISCIPLINADO TAMBÉM POR DEUS (HEBREUS CAPITULO 12 VERSOS 4 AO 8).
FIQUE COM A GRAÇA E MISERICÓRDIA DE DEUS.
Ass: Irmã Ana.
ENTAO QUER DIZER QUE A IRMÃ ESTÁ DIZENDO OU PELO MENOS QUE CONSIDERA QUE O CASAL ESTÁ PECANDO!!!
ResponderExcluirENTÃO DEPOIS QUE ESTE CASAL FOR " DISCIPLINADO" PELO PASTOR OU PASTORA ELES ESTARÃO APTOS A SEREM OBREIROS?? OU ENQUANTO ESTIVEREM CASADOS NÃO PODERÃO SER NUNCA OBREIROS?
PELA LEI TAMBÉM PELO QUE ME CONSTA ELE É MARIDO APENAS DE UMA MULHER.
Amado Anônimo!!!
ResponderExcluirNinguém pode ser impedido de viver a vida da igreja. Na vida da igreja, você conhece a vontade do Senhor,
Não é o homem que deve te falar o que fazer ou deixar de fazer, e sim o Espírito Santo, pois somos guiados por Ele. Mas quando conhecemos a vontade do Senhor e não queremos mudar, não podemos viver a vida da igreja, pois a igreja não pode ter mácula nem rulga.
Os obreiros são levantados pelo Senhor, é Ele quem julgará.
Existe um fator que devemos analisar, o fato de que o Senhor não leva em conta os tempos da ignorância
"Ora, não levou Deus em conta os tempos da ignorância; agora, porém, notifica aos homens que todos, em toda parte, se arrependam;"
Atos 17:30
Se quando um casal se separa sem o conhecimento da palavra e não há mais possibilidade de volta(seu cônjuge já se casou novamente)então a vida começa apartir do memento em que conheceu a verdade. Isso é julgado por Deus.
Se alguém se separa conhecendo a verdade, não há o que falar, a palavra é bem clara, este não deve se casar novamente,se está casado novamente, não sou eu que digo, é a palavra do Senhor quem diz: está em adultério
"Eu, porém, vos digo: quem repudiar sua mulher, não sendo por causa de relações sexuais ilícitas, e casar com outra comete adultério {e o que casar com a repudiada comete adultério}."
Mateus 19:9
Se um homem se casar novamente pela lei de Deus ele é marido de uma só mulher sim, a primeira com quem se casou, a que está com ele não é sua mulher.
Jesus Cristo é o Senhor!
Bem, irmao anônimo e irmã Ana, nao quero colocar vcs em "calças curtas" com estas indagações, porém tbm não posso deixar de dizer que nem vc nem a irmã Ana conseguiriam lidar com uma situação acima citada!
ResponderExcluirO único pecado que não tem perdão é a blasfêmia contra o Espírito Santo, portanto se este casal está " realmente em pecado" por terem se casado novamente, COM CERTEZA ABSOLUTA Deus perdoará seus pecados e eles viverão em novidade de vida pra sempre e como casal!
E quando Deus perdoa os pecados Ele não se lembra mais deles e este casal tem todo o direito de trabalhar na obra do Senhor porque esta é a vontade Dele!!
Deus quer todos trabalhando na sua obra sem distinção e sem pessoas tentando ser melhores que outras ou se achando superiores que outras.
Irmão,
ResponderExcluirO Senhor realmente perdoa sim, mas ele diz:
"Então, lhe disse Jesus: Nem eu tampouco te condeno; vai e não peques mais."
João 8:11b
O irmão está vivendo essa situação??
Não importa a situação em que se encontra, busque ao Senhor, Invoque o nome Dele, negue a sua alma e busque saber qual é a vontade do Senhor!!!
Quem sou eu para condenar o irmão? A minha função é pregar a palavra de Deus e não me preocupar com doutrinas.
Eu já vivi esta situação, me separei e estava vivendo com outra mulher. Sei muito bem como é este conflito.
Cada um tem sua particularidade se o irmão decidir continuar com a segunda esposa quem sou eu pra condenar??
Deixo aqui um texto de Rm 14:22-23
"A fé que tens, tem-na para ti mesmo perante Deus. Bem-aventurado é aquele que não se condena naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas é condenado se comer, porque o que faz não provém de fé; e tudo o que não provém de fé é pecado."
O Texto acima trata de algumas pessoas que julgavam poder comer qualquer coisa e outras que julgavam não poder comer determinadas coisas.
Aquele que come não deve ter dúvidas de que realmente pode comer e o que não come da mesma forma não deve ter dúvidas de que realmente não pode comer
Seja qual for a decisão, deve ser pela fé e não duvidar daquilo que acha certo.
Se você tem fé naquilo que acha certo, não importa o que os outros falem, ninguem pode te julgar, mas se pensar: "será que realmente é essa a vontade do Senhor" então está pecando pois não provém da fé.
Busque no Senhor, saber qual a vontade Dele até chegar ao ponto de não ter dúvidas, faça a vontade do Senhor pela fé, sem duvidar. Não se condene na sua decisão.
Busque ao Senhor, Invoque: ó Senhor Jesus! me mostre a tua vontade
Jesus Cristo é o Senhor!!!
Leia o capítulo 14 de Romanos, e medite nele.
ResponderExcluirJesus Cristo é o Senhor!!
DEUS PERDOARÁ, "SE" HOUVER "VERDADEIRO" ARREPENDIMENTO. E FALO PARA QUEM É CRENTE.
ResponderExcluirARREPENDIMENTO SIGNIFICA MEIA VOLTA VOLVER. SE O PECADO ESTÁ NA SUA FRENTE SENDO UMA MULHER QUE NÃO SEJA A SUA ESPOSA E VIER A PRATICAR O SEXO ILICITO DO ADULTÉRIO, A BIBLIA ENSINA A FUGIR DA APARENCIA DO MAL. SE NÃO FOGE E CONTINUA NA PRÁTICA DO ADULTÉRIO E CASA DEPOIS COM OUTRA. ENTÃO NÃO HOUVE ARREPENDIMENTO. ENGANOSO É O CORAÇÃO DO HOMEM. ADÚLTEROS NÃO ARREPENDIDOS NÃO HERDARÃO O REINO DE DEUS.
1ª CORINTOS 6 VERSOS 9 E 10 DIZ: NÃO ERREIS: NEM OS DEVASSOS, NEM OS IDÓLATRAS, NEM OS ADÚLTEROS.
ASS: IRMÃ ANA.